30 agosto 2010

Filmes Educativos (ou não)

Uma vez eu estava com a televisão ligada porque alguém estava vendo alguma coisa. Olhei pra dita cuja (a TV, não o "alguém") e vi uns homens sequestrando uma mulher. Pra isso eles chegaram por trás com um pano cheio de clorofórmio e colocaram no rosto dela. Ela desmaiou e eles colocaram-na dentro do carro.

O que aprendi com isso?

Aprendi que os filmes ensinam coisas erradas. Afinal de contas, eles ensinaram como sequestrar uma pessoa usando clorofórmio!! Isso não está certo!!

E aqueles filmes de terror, de serial killer? Eles MOSTRAM o que o cara faz pra matar as pessoas. Oi? Tem muito psicopata que vai no cinema. Eu acho. E daí me vem e ensinam a matar pessoas!

E depois tem aquela série de filmes que virou até piadinha, onde o garoto é esquecido em casa. O que esse filme te ensina?

1- Não prenda seu filho no sótão na noite antes de viajar, principalmente se sua casa está lotada de pessoas e você tem um vizinho parecido com ele;
2- Ponha um despertador e não confie na sua mãe para acordar;
3- Se você ficar sozinho em casa no feriado de Natal, nada melhor que bagunçar ela toda;
4- Se dois bandidos querem invadir sua casa, construa armadilhas absurdas e torça para que eles sejam dois babacas;
5- Não pegue carona no caminhão de pessoas alegres demais que tocam músicas alegres demais;
6- Preste atenção nos policiais que visitam sua casa;
7- Use bombinhas e uma fita cassete para assustar o pobre entregador de pizza.

Esses são alguns exemplos de lições aprendidas com o Esqueceram de Mim. O um. Porque também eu nem sei se assisti os outros. De qualquer modo, podemos ter certeza de uma coisa: a mãe do garoto não aprendeu a lição de cara.

Mas é claro também que existem filmes com lições legais. Que inicialmente parecem inúteis mas que quando você menos esperar vai aparecer a oportunidade de usá-las. Por exemplo, quem nunca quis usar a frase "Eu vi isso num filme"? Uma vez minha latinha não abriu e o anelzinho (que não faço ideia de como se chama aquilo, mas enfim) caiu. Dai meu amigo João disse "Ah, pera, me dá uma chave, eu vi isso num filme" e ele pressionou a chave na latinha pra abrir e TCHARAM!

Ou seja, nós podemos extrair coisas úteis de filmes. Afinal, o que eu poderia fazer com a latinha se eu não soubesse daquilo?

Comente com o Facebook:

Um comentário:

Obrigada pela visita! Deixe um comentário dizendo o que achou! :)