19 dezembro 2011

Uma Aula Sabor Café

Tive uma revelação para mim mesma de como o tempo passou e como foi rápido. Tenho certas lembranças que me parecem tão recentes mas que já se passaram a tanto tempo. Me lembro de como era olhar para pessoas do meu tamanho agora, quando era menor. Os via quase como Deuses. Hoje me vejo comum, sem nada demais; hoje eu recebo esses olhares. Parece até coisa de roleta, girando e girando...

Certa vez, esse ano, em uma reunião do clube de escrita no colégio foi dado como tema "leite com vodka". Usei leite como metáfora para a infância e a vodka para a adolescência. E então deixei em aberto o que viria a seguir. O grupo concluiu que seria café (mais tarde eu concluiria que, após o café viria o chá).

Então nessa fase em que estou vivo uma transição. É o fim de uma era, o começo de outra. Vou para o café. Sinto (como todos que estão nessa fase) uma expectativa e um medo angustiantes. Somos forçados a escolher o nosso futuro e tememos o que pode estar por vir. E, mais ainda, tememos não poder levar algo que temos conosco.

Nesse caminho para o fim de ano tirei fotos com meus professores de ciências naturais (como diria o ENEM), no que foi nosso último laboratório. Senti, depois, uma desolação incrível. Estava com os dias de despedida contados. A vinda dessa fase nova estava se aproximando. 

Algo que sei que ficará é o meu aprendizado. Tudo o que aprendi (não só nos livros, mas na vida e com meus amigos) será útil para o que terei que viver ainda e muito importante para me definir como pessoa. Algo que sei que virá é a realização dos meus sonhos. Acho que sou esses sonhos.

E se esse texto é uma autobiografia desse ano ou um epitáfio dessa fase, não importa. Se é uma autobiografia, fala do resultado de todas as coisas que coletei durante a vida até agora, uma aula. Se é epitáfio, finaliza essa fase para começar outra. Epitáfios não precisam ser só para a morte; podem ser um retrato de algo que se acabou. 

Esse ano encontrei muitos epitáfios. Muitas coisas que me acompanharam desde a infância parecem ter ido embora. Então está na hora de terminar essa parte do livro e começar uma nova. Meu epitáfio é um presente para todos aqueles que participaram do que vivi e que fizeram da minha aula de leite e vodka mais felizes. Espero agora pela aula sabor café.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Deixe um comentário dizendo o que achou! :)