De onde vem o carnaval?

Estamos todos aproveitando o feriadão, alguns pulando Carnaval e outros vendo um filminho ou tomando um sol, e aqui estou eu, pronta para levantar uma questão que talvez você nunca nem tenha pensado: de onde vem o Carnaval?

Você sabe que tem desfile, tem bloquinho, tem banda e matinê, frevo, axé, caprichoso e garantido e muito mais. Mas você já parou para pensar no que acontece ao redor do mundo nesta época? Ou de onde tudo isso começou?

Fiz a pesquisa para apresentar aos alunos na escola. Ainda por cima, fiz em inglês. E fiquei surpresa com quanta coisa legal descobri! Então, vamos lá para um resumão de curiosidades sobre a festa mais alegre do ano!

Origem

Mardi Gras, nos Estados Unidos
O Carnaval se originou, pasmem, na Antiguidade. Alguns acreditam que tenha sido na Babilônia, outros na Grécia e outros no Egito. O que há em comum em todas estas festas é que duravam dias e havia uma inversão de papéis: em algumas, escravos e servos, ou prisioneiros, assumiam o lugar de rei e dos senhores e todos aproveitavam a festa, muitas vezes com máscaras e sempre com comida e bebida. Há também a celebração da primavera e da fertilidade em meio a estas festividades.

Com o Cristianismo ganhando força, as festas pagãs transformaram-se em uma festa para "se despedir da carne" antes da Quaresma (o período de quarenta dias antes da Páscoa em que não se come carne, e todos ficam mais reflexivos). Muitas simbologias pagãs foram mantidas nas festas e, sempre, o período "às avessas" e de festividade intensa.

Por que máscaras?

Máscara de Veneza
Desde sempre, o Carnaval é uma festa para ser livre e assumir um papel que não lhe pertence. Então, por exemplo, nobres usavam máscaras e se misturavam aos plebeus no Carnaval de Veneza. Por isso também as fantasias: a troca de identidade está muito presente nos costumes da festa.

E sabe os confetes e serpentinas? Pois bem, eram costumes da Europa que importamos para o Brasil porque a farinha, água e ovos foram proibidos de serem usados nas festas por aqui, com a intenção de civilizar um pouco as coisas. Pessoalmente acho ótimo, podiam guardar a farinha e os ovos para umas panquecas ou um bolo.

Por falar nisso...

O Carnaval em países de língua inglesa

Nos Estados Unidos, mais especificamente em New Orleans, acontece a festa roxa, verde e dourada do Mardi Gras. Grandes paradas, muito confete, máscaras e música rolam neste carnaval, que tem um ritual curioso que acabei conhecendo: eles fazem um bolo e colocam uma miniatura de um bebê. Quem comer o pedaço com o bebê é quem vai dar a festa no próximo ano.

Mardi Gras significa "Terça-feira gorda" e é o nome que os franceses deram à terça de Carnaval. A celebração chegou aos Estados Unidos por meio dos colonos e se tornou uma festa agitada cheia de tradições. É celebrada em outros lugares além de New Orleans, mas a de lá é bem famosa.

Outros países como Canadá e Inglaterra têm suas comemorações também, mas a que achei mais curiosa foi a "Pancake Race Day", ou "Dia da Corrida da Panqueca", que acontece em todo o Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Basicamente a galera aposta corrida nas ruas com roupa de cozinheiro e uma frigideira em mãos, com uma panqueca dentro, e seu objetivo é correr virando a panqueca na frigideira sem deixá-la cair!

As festas ao redor do mundo

Carnaval na Espanha

Carnaval na Bolívia
Tem muita coisa curiosa que acontece ao redor do mundo. Basicamente os países com grande população cristã tem uma festa de Carnaval. Colômbia e Bolívia fazem festas coloridas e cheias de características de sua cultura. A festa em Nice, na França, é muito famosa e movimentada. Na Espanha tem festa cheia de brilho e plumas em Tenerife e cheia de sátiras e "zoeira" em Cadiz.


Carnaval de Ivrea
Alemanha e Bélgica têm festas também e, inclusive, a Bélgica tem um desfile com pessoas usando uma máscara de nariz vermelho pontudo e roupa branca jogando confete nas pessoas. Copenhague, na Dinamarca, tem uma festa que, se você olhar as fotos, não acredita que tá rolando na Europa: um monte de gente de biquíni e plumas!

Na Itália, além de Veneza com as máscaras chiques, tem a festa em Viareggio em que fazem grandes paradas com bonecos satirizando diversas pessoas, como figuras políticas por exemplo. Há também a festa em Ivrea, que basicamente é uma grande guerra de comida, especialmente laranjas. Sim, os caras ficam jogando laranjas uns nos outros.

Kukeri, da Bulgária
Se você curte ver umas máscaras muito loucas, vá para a Suíça, no Fasnacht. Se gosta de fantasias mais estranhas ainda e, inclusive, bem peludas, veja o Carnaval na Bulgária com os Kukeri: um desfile com roupas bem quentes e peludas e máscaras bizarras, parecendo criaturas. É bem legal! E se você quer curtir o Carnaval com muito frio, a saída é ir para a Russia! Lá eles têm uma festa bem colorida (e cheia de casacos) da Maslenitsa, uma boneca bonitinha que ao fim das festividades é queimada, representando o fim do inverno.

Concluindo e Bônus para Teachers!

Carnaval na Rùssia
Deu pra ter uma ideia rápida de como o Carnaval é uma festa rica, não? Algo celebrado no mundo todo, com tantas coisas em comum e, ao mesmo tempo, tanta cultura individual do povo que o celebra. É de encher os olhos! Eu pessoalmente não vou em bloquinhos e afins, mas simpatizava com o Carnaval. Após a pesquisa fiquei fascinada com essa riqueza cultural e com a antiguidade da festa, além de toda a simbologia.

E se você quer fazer uma aula temática sobre o Carnaval ao redor do mundo com seus alunos, disponibilizei uma apresentação com várias fotos e dois quizzes sobre a festa para ser usado em uma prática de conversação, é só clicar no link! Dá uma olhada e compartilhe com seus colegas!

Se você também achou interessante saber de tudo isso, e se gostou do meu bônus, deixe um comentário contando sua parte favorita do Carnaval e mande o post para seus amigos!

Comente com o Facebook:

1 Comentários

  1. Muito bom! É legal saber como as pessoas ao redor do mundo comemoram uma festa tão tradicional!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe um comentário e compartilhe com os amigos!